top of page

Carga horária total: 100 horas

 

Objetivo:

Debater e difundir conhecimentos acerca do continente africano e de aspectos da história e cultura afro-brasileiras e indígena, por meio da capacitação de professores/as de ensino básico, da rede pública e privada, além de interessados em geral, propiciando acesso a material de apoio e didático a serem utilizados em sala de aula, possibilitando o aprendizado de alguns fundamentos da história e das culturas de matriz africana que permitirão discussões mais aprofundadas sobre temas atinentes aos estudos africanos, afro-brasileiros e indígenas em nossa região.

Justificativa:

O maior processo de formação cultural, étnica, econômica, política e social do povo brasileiro alicerça-se na escravidão de povos africanos, os quais foram trazidos pelo poder colonial ininterruptamente ao longo de quase quatro séculos para as terras americanas, onde hoje existe o nosso país. A partir desse argumento, justificar-se-ia a importância de estudar a história da África para compreendermos a história do Brasil. Não obstante, também é de suma importância estudar a história e as culturas da África como campo autônomo dentre as demais especialidades das ciências humanas e sociais. Mas ainda, e para além das justificativas mencionadas anteriormente, o estudo de história e das culturas de matriz africanas também se ampara pela promulgação e vigência das seguintes leis: 10.639/2003 e 11.645/2008. Por isso faz-se necessário refletir sobre algumas das manifestações políticas e culturais afro-brasileiras e as relações mantidas com o

continente de origem, estimulando assim o ensino e a pesquisa de temáticas atinentes a estas vertentes de estudos no Oeste da Bahia.

Dinâmicas e métodos:

O curso será ministrado em encontros, majoritariamente, quinzenais (conforme cronograma), ao longo de um semestre letivo, com 04 (quatro) horas de duração cada, além de 04 (quatro) horas de atividades não presenciais, totalizando 08 (oito) horas para cada tema. Alguns encontros terão carga horária presencial maior que 04 horas, contando ainda com visita de campo e atividades práticas.

Os encontros serão compostos por aulas expositivas, seguidas de atividades dinâmicas e aprazíveis, tais como oficinas, exibição e debates de filmes, além de produções artísticas. A equalização do tempo para cada atividade ficará a critério de cada professor/a ministrante.

Os/as professores/as responsáveis por cada módulo deverão indicar um texto de leitura básica e obrigatória (que deverá ser lido antes de cada encontro), além de uma bibliografia básica e acessível sobre o tema por ele ministrado.

Os/as professores/as responsáveis por cada módulo serão convidados a escrever um texto em formato de artigo ou papper, entre dez e vinte laudas, versando sobre o teor ministrado no curso. Os estudantes também serão convidados a escrever um texto em formato análogo, num prazo máximo de até um mês após o término do último módulo, que servirá como atividade avaliativa para a conclusão do curso. Finalmente, todas essas produções textuais deverão ser publicadas com o intuito de registrar o histórico do curso para as edições subsequentes.

bottom of page